A Relação do sucesso de micro implantes com os ângulos de colocação

Foi realizado um estudo nos Estados Unidos, com o objetivo de avaliar o efeito de ângulos de posicionamento sobre a taxa de sucesso de micro implantes ortodônticos e outros fatores por meio de imagens de tomografia computadorizadas por tecnologia Cone-Beam.

Foram examinados 228 microimplantes ortodônticos implantados no osso bucal maxilar alveolar de 130 pacientes (33 homens, 97 mulheres) com maloclusão. Ângulo de posicionamento vertical, ângulo de posicionamento horizontal, proximidade da raiz, e espessura do osso cortical foram medidos, e as correlações entre essas medidas e as taxas de sucesso de microimplantes ortodônticos foram avaliadas.

A taxa de sucesso geral foi de 87,7% (200 de 228). A estatística da taxa de sucesso do micro implante aumentava consideravelmente quando a proximidade com a raiz também aumentava.  Mas não houve significância estatística entre as taxas de sucesso e os ângulos de colocação, nem entra as taxas de sucesso e a espessura do osso cortical (P> 0,05).

Também não mostraram significância estatística entre ângulos de posicionamento e proximidade de raiz (P>0,05). Por outro lado, apresentaram resultados relevantes correlações entre posicionamento vertical e espessura do osso cortical (P<0,001) e entre o ângulo de posicionamento horizontal e espessura do osso cortical (P<0,01). Foi encontrada também uma corelação estatisticamente significativa (negativa) entre os ângulos de posicionamento vertical e horizontal (P<0,001).

Foi chegada à conclusão, então, que a taxa de sucesso dos micro implantes ortodônticos não é afetada por ângulos de colocação e está mais significativamente afetada pela proximidade da raiz do que pela espessura do osso cortical.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>