Como escovar os dentes?

Qual a forma correta de escovar os dentes?

Para uma escovação correta e eficaz, ela deve durar no mínimo dois minutos. Apesar disso, a maioria dos adultos não chegam nem perto desse tempo.

Para ter a noção do tempo ideal de uma boa escovação, utilize um relógio para cronometrar o tempo na próxima vez em que for escovar os dentes.

É fundamenal escovar os dentes com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.

Dê atenção a limpeza de cada parte da boca, da seguinte maneira:

• Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
  • Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

Qual é o tipo de escova dental ideal para mim?

Segundo grande parte dos dentistas, a escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas regiões da boca. A escova elétrica também é bastante escolhida como a melhor alternativa, pois ela limpa com maior facilidade e é indicada para pessoas que têm dificuldade em realizar a higiene bucal ou tem pouca destreza manual.

A importância do creme dental na escovação

É de extrema importância utilizar o creme dental mais adequado a você. Existe no mercado uma enorme variedade de produtos feitos especialmente para diversos fins, como: combater cáries, gengivite etc. Pergunte ao seu dentista qual o tipo de creme dental mais adequado a você.

Quando devo trocar minha escova dental?

É importantíssimo trocar sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela está ficando desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

Fonte: http://saudebucal.terra.com.br/boahigieneoral_comoescovarosdentes.html