Cone Beam Computed Tomography is NOT the imaging technique of choice for comprehensive orthodontic assessment

Demetrios J. Halazonetis
Kifissia, Greece

Foi um prazer ver que o Dr. Larson não levou ao extremo de propor a Tomografia Computadorizada Cone Beam (CBCT) como exame de rotina diagnóstico, ou seja, para todo paciente, independentemente da má oclusão ou outro paciente específico, tal qual, alguns programas de pós-graduação em Ortodontia nos Estados Unidos1 parecem fazer.

Mesmo assim, ele recomenda CBCT como o procedimento padrão, afirmando em suas conclusões “que CBCT substituiu telerradiografias convencionais e imagens panorâmicas como as mais comumente imagens encomendadas para tratamentos ortodônticos abrangentes”.

No meu Contraponto, vou tentar apresentar argumentos contra CBCT como a técnica de imagem de escolha para avaliação ortodôntica abrangente.

Assumindo que o uso para cada paciente não é defendido, quais são os critérios de seleção de exames para os pacientes? A resposta deve partir de uma avaliação abrangente dos benefícios e ônus para cada paciente. Essa avaliação não pode ser completamente objetiva, mas nossa decisão deve ser baseada em evidências, o que também pode servir como base para o desenvolvimento de diretrizes gerais. Essas diretrizes já existem. O projeto SEDENTEXCT da União Europeia, teve como principal objetivo “adquirir informações chaves necessárias e com base cientifica no uso clínico da CBCT ” e “para usar estas informações para desenvolver diretrizes baseadadas em evidências que lidam com justificação, optimização e critérios de encaminhamento para os usuários do CBCT2.

A seção Diretrizes, no que tange diagnóstico ortodôntico conclui que “CBCT de grande FOV (Field Of View) NÃO deve ser usada rotineiramente para o diagnóstico ortodôntico.”

As normas da Sociedade Britânica de Ortodontia apresentam recomendação semelhante: “O uso rotineiro de CBCT, mesmo para a maioria dos casos de dentes impactados. . . Ainda não pode ser recomendada3.

Para ter acesso ao documento completo, em Inglês, baixe o PDF no link:
CBCT is NOT the imaging technique of choice for comprehensive orthodontic assesment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>