Exames Radiográficos – Panorâmica e Periapical

Exames Radiográficos – Panorâmica e Periapical Completo

A Panorâmica é um exame que e é indicado para adultos, jovens e crianças, por todas as especialidades da odontologia. É um dos exames que tem maior procura na Radiologia Delntal.

Ele fornece uma visão geral das arcadas, de todos os dentes (presentes, ausentes e retidos) ou germes dentários e ossos adjacentes.

Dentre diversas indicações que o exame tem, podemos citar algumas abaixo:

• Deteção de cáries e/ou fraturas dentárias;

• Avaliação de doença periodontal;

• Pesquisa de reabsorções ósseas, cistos nos ossos dos maxilares;

• Tumores nos maxilares;

• Localização de lesões periapicais;

• Avaliação no tratamento ortodôntico;

• Avaliação da erupção dos dentes definitivos;

• Deteção de dentes inclusos ou impactados, incluindo os 3os. molares;

• Avaliação da articulação temporomandibular (ATM);

• Na odontologia preventiva ao nível da odontopediatria (crianças);

Também trabalhamos com a Panorâmica com Complementação, que é muito utilizada em pacientes jovens, sendo uma panorâmica com duas periapicais das regiões anteriores superior e inferior e duas inter proximais ou bite-wings.

Possibilita a visualização dos dentes ou germes dentários anteriores e a presença de cárie nas faces proximais dos posteriores.

Outro exame que também tem uma alta procura é a Periapical, que é um exame que serve para visualizar radiograficamente a anatomia de um ou mais dentes (desde a coroa até ao término da raiz), assim como as estruturas anatômicas vizinhas, ou seja, que estão ao redor dos dentes.

Esta radiografia pode ser usada para estudar qualquer um dos dentes (molares, pré-molares, incisivos e caninos), seja na arcada dentária superior ou na inferior.

O raio x periapical é o exame mais frequente no que diz respeito à radiografia intraoral (radiografias do interior da boca) e abrange, habitualmente, apenas uma determinada área, visualizando-se, normalmente, apenas 2 a 3 dentes juntos, permitindo desta forma avaliar a anatomia dos dentes no seu todo de uma forma mais detalhada.

Periapical isolado

Utilizado para visualização de um ou mais dentes, para visualização dos problemas mais diversos e dos respectivos tratamentos (canal, cárie, dentes inclusos etc..)

Periapical completo

Fornece uma visão detalhadas de todos os dentes e do osso adjacente de suporte.

Preparação Desses Exames:

São exames que não requerem nenhuma preparação especial e não possui quaisquer riscos ou complicações associadas.

A única ressalva é que o paciente deverá retirar previamente qualquer tipo de joias (brincos e piercings, por exemplo), óculos ou quaisquer outros objetos de metal que possam interferir com as imagens de raios-x, pois as imagens metálicas são possíveis de aparecer na imagem radiográfica, podendo assim interferir com o diagnóstico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *