Mononucleose: o perigo de uma doença viral

A mononucleose é uma doença viral. O Epstein-Barr ataca as células que revestem partes com o nariz e a garganta, comprometendo os glóbulos brancos que são os responsáveis pela produção dos anticorpos corporais. Ou seja, afeta os linfócitos B. É conhecida como a doença do beijo, já que a maior parte dos casos são provocados por fluidos provenientes de secreções orais. Normalmente, a doença some em poucas semanas, mas fique atento: alguns casos podem levar meses para a cura total.

Os sintomas são febre alta, tosse e dificuldade para engolir. Acomete mais crianças até cinco anos de idade e adultos através, conforme já falado, de beijos de pessoas com a doença. Depois do contato, o vírus pode ficar encubado por até 45 dias, causando os sintomas apenas após o período.

Fadiga pode ser um dos sintomas

Por mexer diretamente com as defesas do corpo, a fadiga pode ser um dos sintomas também. Por este motivo, poderá haver aumento dos gânglios linfáticos. A doença mostra a importância do cuidado com a saúde bucal em todos os sentidos. A visita ao dentista de maneira regular evita diversos problemas relacionados às doenças orais.

Cuidados essenciais com a boca são fundamentais à saúde!

Quando falamos sobre boca e a saúde geral, estamos falando exatamente de doenças que extrapolam a condição e qualidade dos dentes. Vale à pena lembrar que a boca permite proliferação de doenças virais e bacterianas e tudo que estiver ao alcance da odontologia e medicina podem e devem ser feitos.

No caso da mononucleose é preciso, para identificar a presença da doença, a realização de exames sorológicos ou hemogramas completos. A Dental Cadi incentiva o cuidado ostensivo em todas as vertentes da saúde bucal. Disponibilizamos uma série de exames de imagens, bem como a Tomografia Cone Bean, que é totalmente digital e pode ser diferencial em diversos casos. Procure seu dentista e tenha aqui uma parceira para a sua vida!