Qual a importância dos exames radiológicos para o tratamento dentário?

A saúde bucal se baseia em prevenção e correção de problemas vindos de diversas naturezas, como estilo de vida e condições genéticas. Existem algumas doenças que, se não diagnosticadas com precisão, podem ser irreversíveis causando prejuízos aos dentes, osso alveolar e outras regiões bucais.

Com os exames radiológicos, que são o que de mais desenvolvido há na elaboração de diagnóstico e planejamento de tratamentos, é possível agir com precisão nas regiões afetadas por fraturas e até mesmo descobrindo dentes inclusos que possam causar prejuízo à vida do paciente acometido.

Planejamento de cirurgias odontológicas nascem dos exames radiológicos

A escolha de uma cirurgia como parte fundamental para solução de um problema é possível por conta da precisão dos diagnósticos. Afinal, não é possível definir um procedimento sem saber a sua natureza e aonde precisamente é preciso atuar para extinguir de vez a causa. Por exemplo, em procedimentos de implantodontia, só acontece a cirurgia com o conhecimento total da condição óssea, para avaliar a necessidade de enxertos e a qualidade da fixação entre implante e o osso em si.

Ortodontia também é beneficiada diretamente pela radiologia odontológica

Além de permitir precisão na confecção de moldes de gesso, avaliação da condição bucal para a validação de colocação de aparelhos corretivos, os exames criam um histórico para que a avaliação da evolução dos tratamentos seja possível e assim, haja a aplicação das melhores soluções para as doenças tratadas pelos profissionais.

Outra especialização que se baseia nos resultados dos exames radiológicos é a periodontia, com a qualidade dos exames de imagens, é possível verificar com precisão a perda óssea e assim, avaliar qual o melhor tratamento para que não haja nenhum prejuízo ao paciente que será submetido aos tratamentos pertinentes. A Dental Cadi realiza diversos exames para tornar os tratamentos mais precisos, aumentando a qualidade de vida das pessoas submetidas!