Uso da tomografia computadorizada Cone Beam em endodontia

A Associação Americana de Endodontia e da Associação Americana de Radiologia Oro-maxilofacial, se reuniram e apresentaram este documento, com a intenção de apresentar bases científicas aos clínicos no que diz respeito o uso da TCCB, em endodontia, juntamente com as imagens radiográficas 2D.

Até recentemente as radiografias utilizadas em endodontia eram as periapicais e as panorâmicas. Estas radiografias mostram uma imagem bidimensional de uma estrutura tridimensional. Em alguns casos, mais complexos, as projeções radiográficas e as diferenças anatômicas das estruturas podem levar a dificuldades de interpretação e até erros.

O advento da TCCB possibilitou a visualização da dentição, das estruturas ósseas e a relação entre estas em três dimensões. Um aumento significativo do uso da TCCB em endodontia foi evidenciado por uma pesquisa nos EUA e Canadá onde 34.2% de 3.844 (membros da AAE), afirmaram que utilizam este exame para diagnóstico, planejamento e tratamento endodôntico.

Dentre os diferentes tipos de equipamentos de TCCB, no que diz respeito ao FOV (Field of View – Campo de Visão), os equipamentos com “small FOV”, são os mais indicados devido a maior qualidade e resolução da imagem, assim como, redução da dose de radiação no paciente.

Para ter acesso ao documento completo, em Inglês, baixe o PDF no link:
Uso do Cone Beam em endodontia pela AAOMR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>