Anatomia da Boca e dos Dentes

O corpo humano é uma grande máquina em que cada parte funciona como uma engrenagem, ou seja, todo o conjunto deve trabalhar em harmonia para a saúde do organismo.

Nesse sistema tão complexo, a anatomia da boca e dos dentes tem papel de destaque.

Assim, quando descuidamos da higienização bucal, estamos propensos a problemas não só na cavidade oral, mas em todo o corpo. Ficar com o dente infeccionado pode trazer sérias consequências, além da cárie.

Qual o papel da boca e dos dentes para o corpo?
Logo ao nascer, o bebê utiliza os lábios, bochechas e língua para sugar o leite materno. A anatomia da boca é responsável, portanto, para auxiliar sua nutrição e sobrevivência.

Falando em nutrição, é na cavidade oral que se inicia a digestão: o alimento é triturado em pedaços menores pelos dentes e, com o auxílio da língua e a ação das enzimas presentes na saliva, vai se transformar no bolo alimentar.

A anatomia da boca e dentes também é responsável pela fala, permitindo que articulemos diferentes fonemas e com papel importante na respiração.

Mastigar, falar e respirar são ações automáticas que o ser humano realiza. Porém, só acontecem de forma perfeita quando todos os componentes da cavidade bucal estão em ordem e saudáveis.

Dessa maneira, colocar os cuidados de saúde bucal em primeiro lugar significa qualidade de vida e bem-estar não só da boca, mas de todo o organismo, como explicaremos a seguir!

Como a saúde bucal influencia no bem-estar do organismo?

Muita gente acha que um dente infeccionado não é um problema sério, por isso não se preocupa com os cuidados preventivos de saúde bucal.

Mas saiba que escovar os dentes sempre após as refeições e antes de dormir, usar o fio dental e moderar o consumo de doces são hábitos que refletem na saúde de todo o organismo.

Um dente com cárie que não recebe tratamento pode ocasionar sua perda e isso vai atrapalhar demais a mastigação dos alimentos. O resultado? A pessoa pode começar a ter problemas no sistema digestivo.

A situação pode ser ainda mais grave: uma infecção no dente pode fazer com que bactérias migrem, pela corrente sanguínea, para outras partes do corpo. Se atingem o coração, provocam a endocardite bacteriana — quadro que pode levar à morte.