Tel: (21) 2672-0835 / (21) 9 9985-0835

Siga-nos nas redes sociais!

Dicas de Prevenção em Odontologia

Com o tempo e a experiência, entendemos que aquele velho ditado “prevenir é melhor do que remediar” faz todo o sentido. E com a saúde bucal não é diferente.

Os motivos são vários: a prevenção é mais barata, mais simples e indolor do que qualquer tratamento.

Por que cuidar da saúde bucal é tão importante

Cuidar dos nossos dentes e de toda a boca favorece o bem-estar e a autoestima. Assim, ficamos satisfeitos com a nossa aparência e com o hálito sempre fresco, sem receio de conversar e sorrir nos mais diversos ambientes.
Mas muito além da questão estética, manter a saúde bucal em dia é essencial para não colocar todo o seu organismo em risco. As doenças periodontais, por exemplo, além de perder os dentes, são capazes de provocar outras complicações, como problemas cardiovasculares e diabetes.
Inclusive, deixar que a situação se agrave tem ainda como consequência dores indesejadas, perda dentária e até gastos imprevistos com tratamentos odontológicos e médicos.

Cuidar da higiene diariamente
A “regra de ouro” para a prevenção é manter uma higiene oral impecável todos os dias. A escovação deve ser realizada sempre após a ingestão de algum alimento ou, pelo menos, depois das principais refeições diárias.
Algumas técnicas podem ser adotadas nesse momento, para que o hábito não acabe levando à limpeza de maneira errada e ineficiente. Da mesma forma, escovar a língua, usar o fio dental e ter cuidado com a escova e o enxaguante bucal são precauções relevantes.
Portanto, não deixe que a preguiça tome conta ou que apareçam outras desculpas. Leve sempre um kit básico para poder cuidar da sua higiene bucal onde quer que você esteja!

Manter bons hábitos alimentares
Embora a atenção com a higiene seja uma tarefa primordial, outros fatores podem colaborar para uma boa saúde bucal. Um dos principais é criar a consciência de que uma alimentação equilibrada e nutritiva favorece um sorriso bonito e saudável.
Logo, o ideal é evitar alimentos com açúcar adicionados, corante e alto nível de acidez. Eles acabam contribuindo para o surgimento de problemas dentários, como cáries, manchas e infecções. Alguns exemplos que entram nesse grupo são os refrigerantes, doces, balas, sorvetes, café. Porém, frutas NÃO aumentam o índice de cáries. Em compensação, o “doce de fruta”, ao contrário, é extremamente prejudicial. Já a doença nas gengivas independe da presença ou não do açúcar, isto é, se permanecerem restos de alimentos nos dentes eles podem se calcificar, acumular ainda mais bactérias e começar a reabsorver o osso de sustentação dos dentes (periodontite).
Invista em fontes de cálcio e fósforo, como verduras e frutas, para ajudar a manter os dentes fortes e resistentes. Já o consumo de fibras auxilia na limpeza do organismo e estimula a produção de saliva.

Visitar frequentemente o dentista
Não devemos marcar consultas com médicos ou dentistas somente quando já estamos com dores ou problemas sérios. As visitas regulares a esses profissionais contribuem muito para a manutenção de uma boa qualidade de vida.
A limpeza profunda realizada pelo profissional também é imprescindível para reforçar os cuidados diários, eliminando as placas bacterianas e o tártaro acumulados.
Por isso, frequentar o consultório odontológico é tão importante desde a infância. Quando adotamos essa prática, pelo menos anualmente ou a cada seis meses, recebemos melhores orientações e atuamos na prevenção de quadros mais graves.

__________

Nosso site: http://www.dentalcadi.com.br/

☎ Para contato, use nosso WhatsApp: (21) 99985-0835

Deixe seu comentário:

@2019 - Todos os direitos reservados - Dental Cadi

Agendar Consulta