Tel: (21) 2672-0835 / (21) 9 9985-0835

Siga-nos nas redes sociais!

Ortodontia Móvel e Fixa

 

Quem quer garantir um sorriso bonito e alinhado muito provavelmente já considerou usar um aparelho ortodôntico. Nada mais natural, já que ele está entre as principais opções para deixar a estética do sorriso do jeito que você sempre sonhou.

Embora tenha se tornado muito comum nos últimos anos, muitas pessoas não sabem como o aparelho fixo funciona. Ele é o modelo mais antigo, mas passou por muitas mudanças tecnológicas e visuais para continuar sendo usado por uma parcela significativa da população.

O método está entre os mais simples e se tornou comum com a presença dos bráquetes de metal, plástico ou cerâmica. Para quem não sabe, esses itens podem ou não ser ligados por um fio metálico que é o responsável por movimentar os dentes.

Com o passar do tempo e o desenvolver da tecnologia, muita coisa mudou. Hoje, os modelos podem ser transparentes e discretíssimos, passando de forma imperceptível para a maioria das pessoas.

O aparelho fixo atende desde os casos mais fáceis até os mais complexos. Como têm uma estrutura forte, é natural que consigam trazer mudanças significativas em apenas alguns meses.

Um aparelho fixo exige muita disciplina do usuário. Isso porque, como não pode ser retirado, é fundamental que ele se empenhe na higienização. Muito resto de alimento costuma se acumular ao redor dos bráquetes, exigindo atenção redobrada na hora da limpeza.

Além disso, fica mais fácil desenvolver placas bacterianas e cáries. Por conta disso, é fundamental que o paciente tenha contato frequente com o dentista para a realização de limpezas periódicas.

Por outro lado, temos também outra opção de aparelho: o móvel. Ele funciona com uma estrutura de resina e um fio de aço inoxidável, uma combinação que é feita para cada paciente, pois precisa encaixar perfeitamente na boca e ser apoiada na gengiva e dentes.

A parte metálica é a responsável por fazer pressão e, consequentemente, movimentar os dentes para que fiquem alinhados. Ainda assim, esse tipo de tratamento deve ser usado para quem precisa de reparos mais leves, pois podem ser retirados a qualquer momento e comprometer os resultados.

A grande vantagem do aparelho móvel é a higienização, pois você pode escovar os dentes e passar o fio dental com mais facilidade. Além disso, ele pode melhorar a estética do sorriso, já que é praticamente imperceptível.
Por outro lado, ele também exige certos cuidados.

É importante que o uso aconteça de forma constante, pois, caso contrário, isso pode comprometer a mobilidade dos dentes e o desenvolvimento adequado do tratamento.

A melhor pessoa para direcionar nesse sentido é um profissional especializado. No caso, um ortodontista pode fazer uma análise criteriosa da situação da sua boca, considerando qual é o método mais indicado e orientando você sobre a aplicabilidade de cada um deles.

Isso é muito importante, pois ele tem dados clínicos, expertise para análise e todos os conhecimentos necessários. E tem mais: ele pode pedir os moldes certos, além de utilizar a ajuda de fotografias e radiografias para ter uma visão ainda mais completa.

Deixe seu comentário:

@2019 - Todos os direitos reservados - Dental Cadi

Agendar Consulta