Tel: (21) 2672-0835 / (21) 9 9985-0835

Siga-nos nas redes sociais!

Proteção Radiológica na Odontologia

A utilização do exame radiográfico como meio auxiliar no diagnóstico tem sido cada vez maior na Odontologia e as exposições radiológicas na área da saúde constituem a principal fonte de exposição da população às fontes artificiais de radiação ionizante. Dessa forma, torna-se necessário estipular determinadas condutas quanto ao uso correto dos raios-X.

Os danos que os raios-X podem causar ocorrem nas substâncias químicas localizadas dentro de cada célula do corpo humano e não são observadas imediatamente (quanto mais energia de raios-X é absorvida mais produtos químicos vitais – DNA, RNA – são danificados). As células embrionárias são mais radio sensíveis que as adultas por estarem em processo mitótico, por isso as células malignas, por se dividirem rapidamente, podem ser destruídas pela radiação.

A Secretaria da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde publicou a Portaria 453, de 1 de junho de 1998, que estabelece as condições adequadas de proteção radiográfica em radiodiagnóstico odontológico. As principais diretrizes desta portaria que regulam o uso dos raios-X na Odontologia estão relacionadas á:
Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez não devem realizar exames radiográficos;
O paciente deve usar sempre e corretamente vestimenta plumbifera para sua proteção;
Não é permitida a presença de acompanhante durante o exame.

Deixe seu comentário:

@2019 - Todos os direitos reservados - Dental Cadi

Agendar Consulta