Transtornos alimentares e saúde bucal

A anorexia e a bulimia podem danificar seus dentes de diversas maneiras.

ANOREXIA/BULIMIA

A anorexia e a bulimia são distúrbios alimentares. Uma pessoa com anorexia possui medo de ganhar peso e uma visão comprometida do tamanho e da forma de seu corpo. Essas pessoas não conseguem manter um peso corporal normal e entram em semi-inanição, o que priva o corpo dos nutrientes necessários.

Uma pessoa com bulimia entra em um ciclo de comer compulsivamente e vomitar, utilizar laxantes, exercícios excessivos e jejum, várias vezes por semana.

Efeitos da ANOREXIA/BULIMIA na saúde bucal

Com anorexia, osteoporose pode ser desenvolvida, enfraquecendo os ossos da mandíbula que suportam os dentes e resultando na perda dos dentes. Com a bulimia, os ácidos do estômago no vômito passam pela boca e podem desgastar o esmalte do dente (erosão ácida), causando desgaste e sensibilidade dos dentes, descoloração e a possível perda dos mesmos.

Um indivíduo com bulimia entra em um ciclo de comer compulsivamente e vomitar. Os ácidos estomacais durante o vômito passam pela boca e podem desgastar o esmalte do dente, causando cáries, descoloração e até a perda do dente.

Como os dentes ficam com uma aparência gasta e amarelada, o dentista pode ser o primeiro a notar os sinais deste distúrbio alimentar. A odontologia cosmética pode ajudar a corrigir o esmalte danificado dos dentes.

Na anorexia, a quase inanição priva o organismo dos nutrientes de que necessita. Pode-se desenvolver uma osteoporose com um enfraquecimento dos ossos maxilares que suportam os dentes podendo-se chegar até à perda do elemento dentário.

Em ambos os casos, é essencial que se trate as causas subjacentes que levam à anorexia e à bulimia, bem como que se trate as complicações dentárias delas resultantes. Embora o dentista possa reparar o esmalte danificado dos dentes, ele não poderá tratar o distúrbio alimentar real. Casa você tenha – ou suspeite ter – algum distúrbio alimentar consulte seu médico.