Uso de Chupeta por Crianças

Existem muitos mitos em torno do tema saúde bucal, mas o assunto é mais preocupante quando se trata de como cuidar dos dentes da criançada. Isso porque um erro nessa fase da vida pode significar problemas futuros.

Quando o nenê começa a ter dentes.

Por volta dos seis meses de idade ocorre a irrupção do primeiro dente na criança. No entanto essa é uma média e algumas crianças podem ter um pouco de antecipação ou atraso nesse processo.

É necessário escovar os dentinhos do bebê.

Sim, sempre. O primeiro dente apareceu, já é momento de escovar. Quando o dente está na cavidade bucal já pode ser colonizado por bactérias que causam a doença cárie e se a escovação e o controle da ingestão de carboidratos fermentáveis não acontecerem, a lesão de cárie irá surgir.

Mamadeira, chupeta e chupar o dedo entortam os dentinhos.

São vários fatores que podem entortar os dentes das crianças: uso de chupeta, mamadeiras e dedos, genética, respiração bucal, perdas precoces de dentes, entre outros. Porém, não é regra que toda criança tenha os dentes tortos por causa desses hábitos. No entanto é importante orientar os pais a removerem esse hábito na idade adequada. O dedo é sempre prejudicial, pois a força utilizada na sucção é grande e sua eliminação é difícil, pois o dedo está sempre disponível.

Os mordedores ajudam na erupção dos dentes.

Embora não haja fortes evidências científicas a respeito, os mordedores podem ser úteis para aliviar a coceira proveniente da inflamação local gerada pelo irrompimento dos dentes.

Chupeta e dedo na boca prejudicam a dentição?

Muitos podem achar um hábito inofensivo e fofo, mas chupar dedo e chupeta após os 3 anos de idade reflete em problemas bucais futuros para a criança. Se esse hábito se mantém até a época da troca dos dentes de leite pelos permanentes, as más oclusões podem necessitar de um aparelho ortodôntico para sua correção. Se interromper a prática o quanto antes, as alterações dentárias leves são corrigidas logo após a sua eliminação.